terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Cálculos Biliares - Parte 2

Hoje postarei a segunda parte sobre esta matéria e darei ênfase a algumas complicações pela obstrução dos canais biliares.

Icterícia Obstrutiva ou Oclusiva: é a obstrução parcial ou total dos canais biliares por cálculos biliares e mais raramente por tumores ou processos inflamatórios.
Como quadro clínico: na oclusão total nao ocorre a formação de urobilinogênio, fazendo com que as fezes tornem-se descoradas e a icterícia é moderada a grave.
Como quadro Laboratorial: BT -> muito aumentada; BD -> aumentada; BI -> normal ou levemente aumentada; LDH, TGO e TGP -> normal ou levemente diminuída; FAL e Gama GT -> muito aumentadas.

Pancreatite Aguda: geralmente é causada por Cálculo Biliar, que encrava na papila duodenal maior, permanece por dois ou três dias e depois é eliminado para o duodeno. Enquanto o cálculo permanece, promove um canal único havendo mistura das enzimas da bile e pancreáticas. As enzimas pancreáticas são ativadas dentro do duodeno e vão digerir o pâncreas e estruturas vizinhas.
Quadro clínico: dor epigástrica que se distribui em faixa para HD e HE e para o dorso. Usualmente continua e precedida de cólica biliar. Dura de 1 a 5 dias e não cede em qualquer posição. Náuseas e vômitos intensos e repetitivos podendo levar a uma desidratação. Pode ocorrer o choque hipovolêmico por falta de ingestão de líquidos e vômitos e o sequestro de grande quantidade de líquidos para a região peripancreática. Febre pode variar com a evolução. A icterícia geralmente não é muito intensa e surge por compressão do colédoco intra-pancreático. Sinal de Cullen (manchas na região periumbilical, devido ao sangue caminhar entre os músculos).
Quadro laboratorial:
Calcemia: diminuída - está relacionada com a gravidade da doença.
Amilase: Maior que 700 U
Lipase: Maior que 500 U

Outras
Colecistite aguda: é a inflamação aguda da vesícula, que ocorre quando o cálculo fica preso logo na saída do órgão. O paciente apresenta uma dor forte e constante e também febre.

Coledocolitíase: o colédoco é o principal canal que leva a bile desde a vesícula até o intestino. A coledocolitíase desenvolve-se quando o cálculo obstrui esse canal. Nesses casos o paciente apresenta a icterícia descrita acima

Colangite: é a infecção dos canais biliares por bactérias, após a obstrução. A bile "parada" favorece a proliferação de bactérias.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Calculo Biliar pode se transformar em barro biliar pois não sinto mais dor abdominal apenas no estomago?