domingo, 10 de fevereiro de 2008

Urinálise - Exame de Urina - Parte 1

Olá pessoal, hoje começarei a colocar postagens sobre o exame de urina tipo I, é um dos exames mais pedidos pelos médicos, e pelo o contrário que muita gente pensa, não é um exame fútil, e sim muito importante que pode determinar infecções do trato urinário e indicar diversas patologias, sendo o tempo um fator importante, principalmente no diagnóstico microbiológico, sendo que um diagnóstico preciso e rápido é importante para a evolução da infecção e a administração de medicamentos pelo médico, e como aprendemos, o rim é um órgão nobre, importantíssimo para a manutenção da vida.

Devemos realizar esse exame pensando que por trás daquela urina existe uma vida, alguém que possa estar enfermo, precisando de nossa competência e dedicação para poder ser medicado e cuidado. A dedicação tem que começar desde a coleta, uma coleta mal executada, sem assepssia correta, contamina a urina do paciente, podendo causar erros diagnósticos . Imagina só, um paciente com infecção do trato urinário, sentindo fortes dores lombares ou supra-púbicas, ardência ao urinar, febre, calafrios, prostração, enfim, uma pessoa que está sofrendo muito, que precisa de um diagnóstico confiável, e essa pessoa sendo um ente querido seu? Pense, você gostaria que o biomédico e a equipe dele tratasse com desdém essa urina do seu ente querido? tenho certeza que não! Então caros colegas e futuros biomédicos, pensem nisso!

Então vamos lá, falemos mais sobre o exame!

Relembrando!!!!!!!!!!!!
Como todos sabemos, a urina é um filtrato sanguíneo, e no rim, ureter e bexiga é estéril.

Vias de Infecção Urinária:

Via hematogênica
Via Ascendente

Na coleta:
Deve ser a 1ª urina da manhã ou no caso amostras de urgência essa urina deve estar o mais tempo possível na bexiga. Deve ser de jato médio, ou seja descarta-se o 1º jato, colhe-se o jato médio e descarta o final.

Assepsia da coleta:
Homens - afastar prepúcio e lavar com sabonete neutro
Mulheres - afastar os grandes lábios e lavar com sabonete neutro

*pacientes pediátricos (revisado pelo Eric), a coleta é realizada com saco coletor e o correto é a troca a cada 20 minutos no caso de cultura sendo que o uso prolongado fica exposto à contaminação por bactérias presentes na biota, alterando os resultados.
O saco coletor poderá permanecer no paciente, desde que, não esteja contaminado com outras excreções. A não troca do saco coletor acarretará no aumento do nº. de bactérias, estás que se proliferam muito rapidamente, mas, sabemos que a urina I, não é um bom exame para se analisar a quantidade de bactérias. já que o saco para urina não é estéril e muito menos os frasquinhos. Porém a assepsia antes da coleta é muito importante. Já na cultura de úrina, a troca do saco coletor, deverá acontecer a cada 20 minutos, tb, a cada 20 minutos deverá acontecer nova assepsia, O saco deve ser estéril, e a assepsia do paciente antes da coleta tem que ser muito rigorosa !!

FATOR IMPORTANTE: Entre a coleta e a análise da urina deve ser rápida, no máximo em 1 hora após a coleta, porque hemácias e leucócitos podem lisar e também ocorrer o crescimento bacteriano alterando os resultados, não sendo um diagnóstico confiável. Portanto não enrolem em fazer o exame do paciente, nada de cafezinhos e bate papo quando receberem o potinho de urina...rsrsrs!

Nenhum comentário: