sábado, 5 de janeiro de 2008

Cálculos e Barro Biliar - Introdução - Parte1

Hoje a postagem é sobre Cálculos e Barro Biliar! O que é isto? bom eu não sabia ao certo até ontem, mas através de um ultrasson de uma pessoa na familia, que sofre com dores abdominais acabei pesquisando e aprendendo. O fígado produz a bile e a vesícula concentra essa bile. A bile como todos nós sabemos tem ação detergente e é despejada no intestino atraves da contração da parede da vesícula após as refeições. Cálculos ou pedras como a maioria conhece, são formados por altas concentrações de colesterol (calculos apresentam cor branca) ou bilirrubina (calculos apresentam cor preta), ou constituídos por ambos (cor marrom). A absorçao de água da bile faz com que ocorra essa maior concentração. O que acontece é que quando a água da bile vai sendo absorvida, os sais biliares vão ficando mais concentrados. Como já dito, esses cálculos são ricos em colesterol. Os cálculos também podem ser grandes ou pequenos, moles e quebradiços ou extramente duros. Quando a bile está muito concentrada na vesícula pode ocorrer o chamado "Barro Biliar"que nada mais é do que uma pasta de bile, embora muitas vezes pode ser o inicio da formaçao de calculos. Esses cálculos ficam armazenados na vesícula e, em determinado momento podem migrar pelos canais que levam a bile até o intestino, levando a uma obstrução. A pressão dentro da vesícula aumenta e ocorre distensão (como se ela aumentasse de tamanho muito rápido), levando ao sintoma de cólica biliar.

Quando o cálculo obstrui o canal de drenagem da bile, o paciente pode apresentar icterícia , ou seja, fica com a pele e a porção branca dos olhos com coloração amarelada. Isso ocorre porque a bile fica "parada" na vesícula e a bilirrubina (pigmento amarelado presente na bile) vai sendo absorvida e passa para o sangue. Nesses casos, a urina pode ficar escura (amarronzada) e as fezes claras.

O exame mais importante para o diagnostico é o ultra-som, ja que na radiografia nao aparecerá por serem formados a maioria por colesterol, o que diferencia de pedras nos rins por serem formados por cálcio, como os ossos.

Independentemente do tipo e número de cálculos todos eles podem desencadear complicações. No Brasil essa doença compromete 1 em cada 10 mulheres após os 40 anos. Os fatores predisponentes mais comuns são sexo feminino, idade superior a 40 anos, gestações prévias, obesidade, redução e/ou aumento brusco de peso e ainda doenças inflamatórias crônicas do intestino delgado e outras. A pessoa que possui cálculos na vesícula biliar pode desenvolver quadros gravíssimos de pancreatite aguda (infamação severa do pâncreas) ou colangite (infecção do canal da bile) e pode também passar a vida inteira sem sintoma algum.

Alguns fatores podem estar associados com a formaçao desses cálculos:

• Obesidade: aumenta a secreção de colesterol na bile
• Perda importante de peso: também aumenta a perda de colesterol na bile;
• Uso de anticoncepcionais orais;
• Sexo feminino;
• Idade avançada;
• Gravidez;
• Dieta rica em gorduras;
• Vida sedentária;
• Hipertensão arterial (pressão alta);
• Tabagismo;
• Predisposição genética;
• Anemia hemolítica crônica: ocorre quando as hemácias (células vermelhas do sangue) são destruídas

8 comentários:

Anônimo disse...

não é um comentario embora eu tenha gostado muito do blog.gostaria de saber se barro na visicula vira pedra sempre ou pode ter só bartro e ele sair e se isso doi?

Cristiano Dines disse...

O barro na vesicula pode evoluir para calculos biliares ou estabilizar. O paciente com barro em excesso tem problemas sim com manifestaçoes gastrointestinais, ja que a bile nao esta sendo liberada normalmente, alem de q isso causa dores dependendo da evoluçao.

Cristiano Dines disse...

o tratamento para o barro biliar muitas vezes é cirurgico.

Anônimo disse...

Será que pode provocar vómitos ou enjoos?

Beatris Ehlert disse...

O tratamento ou é por medicação caríssima, que nem sempre dá os resultados esperados, ou a cirurgia. A cirurgia é mais garantida e acessível. Por ser por video, a recuperação é rápida, cerca de 4 a 5 dias.
Qdo em crise, com dôr, pode sim levar a enjoôs ou vômiotos, pode até ser só aquela ânsia de vômito, de qerer vomitar, porém nada sai.
O pior é o desconforto, pois a dor aumenta rapidamente e não há posição em que ela melhore, Sei disso pois fui acmetida de uma crise há duas semanas e opero nessa quarta. Além das infomações médicas, li muito em sites confiáveis na internet.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Meu marido, após muitas dores abdominais foi diagnosticado com barro biliar espesso e foi indicada uma cirurgia. Nela retira-se a vesícula ou apenas o que está causando as dores? Ele não tem cálculos mas as dores são intensas.

Anônimo disse...

tenho apenas 23 anos e tenho calculos e barro biliar, tenho colicas quase todos os dias e sofro muito com isso, estou com muito medo de faser cirugia, sera que eu corro algum risco durante a cirurgia?

Miriam disse...

Olá, gostaria de saber se tomografia consegue verificar barro biliar?